Estilos de

cerimônias 

 

CERIMÔNIAS SIMBÓLICAS ! 

separador

TODA HISTÓRIA FELIZ, TEM COMEÇO, MEIO

E SIM PARA ASSESSORIA

As cerimônias simbólicas, como o próprio nome sugere, servem para levar uma simbologia a mais para a cerimônia de casamento. Algumas delas requerem a participação efetiva dos pais e padrinhos, outras são apenas para o casal.

CONFIRA ALGUMAS DAS CERIMÔNIAS SIMBÓLICAS

CERIMÔNIA DAS AREIAS

 

Possivelmente, a cerimônia simbólica que está mais “em alta” nos últimos anos. É uma linda cerimônia, que conta com a participação efetiva dos pais e padrinhos presentes no altar. Realizada próxima ao final da cerimônia.

Em um vaso grande de vidro, areias coloridas são derramadas pelos presentes no altar (inclusive pelos noivos), formando um vaso com areias que formam camadas.

A mensagem principal é de união. Afinal, as areias tornam-se inseparáveis dentro do novo vaso. Inseparáveis como serão os noivos, com a consumação do casamento, e como será o casal em relação aos seus pais e padrinhos, onde todos sabem que podem contar uns com os outros, em um ambiente de amor, amizade e união.

 

PROVIDENCIAR:

  • 01 vaso de vidro, ou quadro;
  • Areias coloridas, pensando em separar por grupos (exemplo: padrinhos do lado da noiva usam uma cor, padrinhos do lado do noivo outra cor, pais uma terceira cor, noivos uma quarta cor – podendo fazer alterações quanto a isso também, da maneira que o casal preferir);
  • Copinhos ou vasos para porcionar as areias coloridas;

 

DICAS:

  • Teste a quantidade de areia a ser colocada para cada casal (ou cada padrinho) derramar no vaso principal usando água. Exemplo: se no vaso principal couber 1L de água e vocês tiverem 20 pessoas para derramar as areias, cada uma precisará de um copinho de 50ml cheio de areia, assim, o vaso ficará totalmente preenchido;
  • Caso queiram fechar o vaso, há opções que podem ser feitas na cerimônia como tampas ou rolhas colocadas pelos noivos ao término da colocação das areias, ou podem, em casa, queimar uma vela para derramar a cera dela, formando uma nova tampa. Fechar o vaso não é necessário, essa é uma sugestão apenas para quem assim desejar.

 CERIMÔNIA DO BAÚ

 

Muito querida pelos noivos, por ser, de certa forma, uma “cápsula do tempo”. Realizada próxima ao final da cerimônia.

Em um baú de madeira, o casal coloca uma garrafa de vinho (ou de outra bebida que fique melhor com o amadurecimento, como cachaça ou whisky – mas com vinho, a simbologia funciona melhor).A bebida simboliza os noivos, ela é uma bebida jovem que está começando sua vivência, assim como o casal iniciando sua vida de casados no dia da cerimônia. A bebida, para amadurecer e se tornar ainda mais gostosa, precisa das condições que o baú oferece (proteção do calor, do frio, do sol, da umidade, etc), o casal, para amadurecer e crescer nessa nova etapa de suas vidas, precisa primordialmente do amor. Então, colocaremos também amor dentro do baú, na forma de cartinhas escritas pelos pais e padrinhos aos noivos. O baú será fechado e somente será aberto em 05 anos, ou em outra data da escolha do casal, quando eles encontrarão um vinho mais robusto, gostoso e maduro para brindarem o amor, que também será um amor mais maduro e gostoso, e poderão finalmente ler as cartinhas que receberam nesse dia tão especial em suas vidas.

 

Providenciar:

  • 01 baú de madeira, de tamanho que caiba uma garrafa de bebida;
  • 01 bebida do gosto do casal, preferencialmente vinho tinto;
  • Papel de carta, a ser enviado aos padrinhos, pedindo para que eles já levem a cartinha escrita a cerimônia.

 

Dicas:

  • Um bom momento para pedir aos padrinhos que escrevam as cartinhas é na entrega de seus convites.
  • As cartinhas podem ser uma por pessoa ou uma por casal. Recomendo uma por casal quando os padrinhos realmente forem um casal, pois eles se aproximarão juntos no altar. Quando não forem um casal de verdade, cada um escreve a sua.

CERIMÔNIA DAS VELAS

 

Uma cerimônia que conta com a participação ativa das mães dos noivos. Realizada durante o speech do celebrante, após a história do casal.

Teremos um castiçal com 3 velas, geralmente a vela do meio sendo mais imponente e elaborada que as das pontas.

As das pontas representam as famílias (da noiva e do noivo), e serão acesas na cerimônia pelas respectivas mães, representando a base familiar dada aos noivos, tudo que lhes foi ensinado e os valores que carregam.Com as velas das pontas acesas, os noivos pegam, cada um a sua vela, e juntos, acendem a vela central, que simboliza o nascimento de uma nova família. Uma vela que será testemunha do amor do casal, da troca das alianças, do “sim” no altar e de seus votos e promessas.

Uma vela que deverá ser acesa novamente a cada comemoração de aniversário de casamento, relembrando todo o sentimento envolvido no grande dia.

 

PROVIDENCIAR:

 

  • Um castiçal com encaixe para 03 velas;
  • Duas velas iguais, a serem colocadas nas pontas do castiçal;
  • Uma vela maior e mais imponente, a ser colocada no centro; Dicas:
  • Por conta do vento e da possibilidade de apagarem durante a cerimônia, não recomendo que ela seja feita quando a cerimônia for celebrada em um local aberto, como praia ou campo.
  • Não esqueçam de providenciar um isqueiro e posicioná-lo discretamente ao lado do castiçal!

CERIMÔNIA DO VINHO 

 

Os noivos brindam e tomam, cada um, um gole do seu próprio vinho, simbolizando a sua unidade. Depois, misturam os dois vinhos dentro de uma nova taça, formando um novo vinho, um vinho único, fruto da mistura dos dois, que os representa. Ao misturarem, eles tomam esse novo vinho e, caso não queiram tomar tudo, descartam o restante do conteúdo da taça, pois desse novo vinho, que os simboliza, ninguém mais tomará, somente os noivos. É realizada próximo ao final da cerimônia.

 

PROVIDENCIAR:

 

  • 03 taças de vinho;
  • Um vinho tinto e um vinho branco (o tinto representa o homem: a robustez, a força e a presença – o branco representa a mulher: a suavidade, a doçura e delicadeza)

 

DICAS:

  • Servimos pouco vinho nesse momento, pois a ideia é usarmos dessa simbologia apenas.
  • Caso optem por descartar o vinho misturado após um gole de cada um, sugiro que tenhamos um local aberto para que seja feito pelos dois, juntos.

CERIMÔNIA DA ROSA

 

Uma rosa é oferecida pelo noivo à noiva, no momento da troca das alianças, como sinal do seu amor. Ele promete que a cada aniversário de casamento, presenteará a sua amada com uma rosa (e com um presente também, certo? 😊).A noiva recebe a rosa e promete cuidar dela, colocando-a em um vaso com água na cerimônia e a cada aniversário de casamento, como cuidará sempre do amor deles.

 

PROVIDENCIAR:

 

  • Um vaso delicado já com água suficiente para receber a rosa;
  • Um botão de rosa, que entrará junto das alianças;

HANDFASTING

 

Cerimônia de origem celta, utiliza-se de fitas coloridas. Realizada próximo ao final da cerimônia.Os noivos dão as mãos e o celebrante amarra as fitas em seus punhos, com um nó específico.Cada cor de fita tem uma simbologia (sabedoria, paixão, companheirismo, etc), sendo os ingredientes principais de um casamento saudável e duradouro.Após amarrarem todos os nós, o celebrante faz uma leitura específica sobre as mãos e os nós. Os noivos então tiram as fitas sem soltar os nós e as guardarão dessa maneira.

 

PROVIDENCIAR:

 

  • Fitas coloridas, que podem ser feitas pelo próprio casal ou compradas – atenção ao material, que deve ser resistente;
  • Um tripé para o celebrante apoiar o microfone, pois para que os nós sejam feitos, é necessário que ambas as mãos estejam livres;

 

DICAS:

 

  • Por ser de origem celta, é uma simbologia que remete a algo mais rústico, medieval. Portanto, é recomendado pensar em toda a linguagem do casamento, tais como local, decoração, entre outros;
  • Praticamente todo o conteúdo (vídeos e explicações de passo a passo) estão em inglês, por ser uma simbologia realizada em países como a Escócia. O texto a ser falado é uma livre tradução do texto clássico escocês.

CURTIU? DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUAS DÚVIDAS, RESPONDEREMOS  O MAIS BREVE POSSÍVEL.

A assessoria deve ser contratada antes de iniciar os preparativos para que ela possa te indicar e auxiliar na escolha dos seus fornecedores, revisar contratos a fim de detectar se as reais necessidades dos noivos  se estão sendo atendidas e fazer as devidas mudanças, ou seja, pensou em casar, pensou em assessoria.